terça-feira, 8 de janeiro de 2008

lá como cá



uma pessoa contou-me, há dias, que um amigo viajou recentemente até à sicília. estranhou ver imensas bancas de rua a vender peixe, carne, petiscos variados, bebidas tradicionais de todo o tipo. perguntou se aquilo era permitido. é que em portugal as normas da u.e. são logo aplicadas sem contestação e há entidades que multam quem não cumpre. o siciliano respondeu de imediato que ali quem manda são eles. então, não há inspecções ou a policia não actua? perguntou o português. respondeu que a policia tinha coisas mais importantes com que se preocupar e investigar, como tráfico de droga e de pessoas, alta corrupção, crime organizado e outras investigações mais complexas.
ficou pasmado. olhe que lá até proibiram a matança da porco, disse. o siciliano quis logo combinar para o dia seguinte uma ida a uma matança do porco numa aldeia próxima dali. e traga amigos também, disse.

--------



consta que há por aí imensa gente a sofrer. está infectada por consumir medronho, aguardente, ginja, bolas-de-berlim, couratos, vinho morangueiro e outros comes e bebes marados.

em monchique uns tipos pediram medronho, beberam, identificaram-se e multaram o senhor que fazia o líquido. fazia, não faz mais. eles eram da pidasae. o produto não obedecia às normas. uns dias depois o homem matou-se.
haverá necessidade disto?

Sem comentários: